domingo, 15 de novembro de 2009

BALAÃO E A JUMENTA

Base bíblica: Números 22:21-35
Versículo para memorizar: “Todo ser que respira louve ao Senhor”

Apresentação a lição

Desenhe uma jumenta de costas, mas com a cara virada para trás, faça o rabo com vários fios de lã presos com fita crepe ou com a própria lã, mas não fixe na jumenta.
Leve, também, venda para os olhos das crianças.

Desenvolvimento:
Certa vez, há muitos anos atrás, viveu um profeta de Deus, chamado Balaão. Naquela época, não existia a Bíblia para que Deus pudesse falar com seu povo, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Então, Deus usava um profeta, um homem com quem Ele falava, e que depois, transmitia a mensagem às pessoas. Nas terras em que vivia Balaão, havia um homem muito rico chamado Balaque, que chefiava um grande povo. Um dia, Balaque mandou alguns homens chamarem Balaão, para que amaldiçoasse o povo de Deus, pois Balaque sabia que o que o profeta de Deus falasse aconteceria.
Se ele falasse palavras boas e amigas, aquele povo seria feliz e venceria todas as guerras e dificuldades. Mas, se ele amaldiçoasse, ou seja, falasse palavras más, o povo perderia todas as guerras e seria infeliz.
Primeiro, Balaque mandou que os homens oferecessem muito dinheiro para que Balaão amaldiçoasse o povo de Deus. Balaão não concordou, mas Balaque continuou insistindo, até que Balaão foi a seu encontro. Ele foi encontrar-se com Balaque montando em sua jumenta, que é um animal parecido com o cavalo.
Durante a viagem, a jumenta empacou, isto é, ficou parada e não saía do lugar. Balaão bateu muito na jumenta e ela desviou do caminho. Continuou a viagem e novamente a jumenta empacou. Balaão novamente bateu, bateu nela, e ela mudou de caminho. Porém, numa parte da estrada em que não havia para onde desviar, a jumenta tornou a empacar. Sabem por que a jumenta empacava? É que ela estava enxergando na sua frente um anjo com uma espada na mão. Se prosseguisse a viagem, o anjo os mataria. Porém, Balaão não via o anjo, e bateu outra vez na jumenta. Então, Deus abriu a boca da jumenta para que ela pudesse falar, e ela disse: “Que eu fiz pra você, para você me bater três vezes?”
Balaão respondeu à jumenta: “Você está zombando de mim, queria eu ter uma espada na mão que lhe mataria agora”.
E novamente a jumenta falou: “Por acaso não sou a sua jumenta? Em quem você monta desde que era moço? Alguma vez eu lhe fiz isso? Alguma vez eu empaquei?”
E Balaão respondeu: “Não, você até hoje nunca empacou!”
Então, Deus abriu os olhos de Balaão e fez com que ele visse o anjo que estava na sua frente, com uma espada na mão.
Balaão se ajoelhou com o rosto em terra, diante do anjo do Senhor, e o anjo lhe disse: “Por três vezes você espancou sua jumenta, sem motivos, pois ela me via e você não, se ela não tivesse desviado, eu o teria matado, ela salvou-lhe a vida”.
Balaão respondeu: “Pequei Senhor, me perdoa. Vou voltar a minha casa, não mais irei encontrar-me com Balaque”.
O anjo mandou que Balaão fosse encontrar-se com Balaque, mas que só fizesse bênçãos ao povo de Deus.

Conclusão
O que Balaque queria que Balaão fizesse era falar palavras más contra o povo de Deus. Nós nunca devemos desejar o mal para as pessoas nem xingar os outros, pelo contrário, desejar sempre o bem e orar por aqueles que conhecemos e que estão sofrendo.

Atividade:
Um desenho bem legal sobre a história.

Faça a brincadeira com os olhos vendados, procurando colocar rabo na jumenta. :D

Espero que gostem!!! :wink:

Bjks


FONTE PORTAL DA EBD

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by welyton