domingo, 15 de novembro de 2009

NAAMÃ

HISTORIA DE NAAMÃ

TEXTO BIBLICO: 2 REIS 5:1-19

VERSO CHAVE: ISAIAS 55.8

OBJETIVO: Explicar a criança, que Deus tem um propósito em nossa vida, e que Ele deseja usar a cada um de nós.

Fig. 01 – Havia uma menina que morava em Israel, a Bíblia não diz seu nome, mas ela fez algo muito importante para o Senhor, e eu vou contar a história dela pra vocês agora.

Esta menina vivia em paz em seu país, seus pais a ensinaram a amar a Deus e a crer em seu poder. Mas um dia algo trágico aconteceu, o exercito da Síria invadiu Israel e levou muitos cativos, entre eles estava a menina. Ela foi presa e levada para ser escrava na casa do comandante daquele exercito. Talvez ela não entendesse porque Deus permitiu aquela situação, mas ela continuou fiel a Deus, e obedecia em tudo ao seu senhor Naamã.

Fig. 02 – Ela se dedicava ao seu trabalho e fazia sempre o melhor, mas um dia ela percebeu que havia algo estranho naquela casa, seu senhor e sua senhora andavam tristes, ate que ela descobriu que Naamã estava com lepra. A lepra é uma doença terrível que deforma a pele, e naquela época não tinha cura. Mas quando a menina soube da noticia ela não desejou o mal do seu senhor, ao contrário conhecendo a Deus que servia, ela chegou para a sua senhora e disse:

- Se o meu senhor Naamã fosse ate o profeta que esta em Samaria, tenho certeza que Deus o curaria.

Aquela mulher mesmo sendo ímpia, creu naquela palavra e falou para seu esposo. Naamã foi então falar com o rei da Síria, e o rei escreveu uma carta para que levasse ao rei de Israel.

Fig. 03 – Chegando lá, Naamã entregou ao rei de Israel a carta juntamente com muitos outros presentes. E a carta dizia assim: “Junto com esta carta estou lhe enviando o meu servo Naamã para que o cures da Lepra”.

O rei de Israel ficou desesperado:

- Como eu posso curar alguém? Por um acaso eu sou Deus? Olha como esse rei procura um motivo para entrar em guerra comigo”!

De tanto desespero o rei ate rasgou suas vestes! Que pena, aquele rei que conhecia a Deus de Israel, tinha menos fé do que a mulher da Síria...

A noticia do acontecido se espalhou pela cidade e chegou até o profeta Elizeu, que imediatamente mandou chamar o comandante em sua casa.

Fig. 04 – Ao chegar lá, Naamã foi recebido pelo empregado de Elizeu, chamado Geasi, que lhe disse:

- O meu senhor Elizeu mandou que o senhor fosse ao rio Jordão banhar-se sete vezes, e ficarás curado.

Mas Naamã ficou indignado:

- Como é? Ele não vem me receber? Eu sou uma pessoa importante, ele não pode me tratar assim! Eu pensei que ele sairia aqui fora pra me cumprimentar, oraria em pé ao seu Deus, estenderia a sua mão sobre a enfermidade e eu seria curado. Não são os rios de Abana e Farfar, em Damasco melhores do que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar-me neles e ser purificado?

E foi embora dali furioso. Enquanto ia embora seu servo lhe disse:

- Meu senhor, se o profeta lhe tivesse pedido algo mais difícil o senhor faria?

- Mas é claro – responder ele.

- Então, ele lhe pediu uma coisa tão fácil, já que estamos aqui, porque o Senhor não tenta?

Animado com aquela palavra, Naamã foi...

Fig. 05 – Chegando ao ri, mergulhou 1, 2, 3, 4, 5, 6 vezes e nada, talvez ele quisesse desistir, mas insistiu mais um pouquinho, mergulhou a sétima vez, e quando se levantou a sua pele estava como a pele de uma criança, melhor do que era antes. Que maravilha! O nosso Deus é mesmo poderoso! Naamã ficou tão feliz, que voltou para agradecer o profeta.

Fig. 06 – Dessa vez Elizeu saiu para recebê-lo e, Naamã lhe disse que agora seu coração seria do Senhor Deus de Israel, e que nunca mais ele se ajoelharia para outros deuses. ele ofereceu um presente a Elizeu, mas ele não aceitou, pois sabia que toda a gratidão deveria ser dada a Deus. E assim Naamã partiu com sua cura do seu corpo e da sua alma, graças ao testemunho daquela menina que deixou que Deus cumprisse os seus propósitos em sua vida.

Deus procura crianças que estejam dispostos a cumprir os propósitos de Deus, não é fácil, mas tenho certeza que assim como aquela menina, todos os que se colocarem a disposição de Deus terão uma grande recompensa lá na eternidade
A serva de Naamã
(Eu vou ajudar)

Objetivo: A criança entenderá que a serva ajudou Naamã e ajudará também.

Leituras Bíblicas: II Reis 5:1-19; Lucas 4:27

Versículo para guardar: “Façamos o bem a todos.”- Gálatas 6:10

Ouvindo a lição:
(gravura 1)
Este é Naamã, o comandante do exército. Naamã era um homem importante. Ele tinha voltado da guerra e, trouxe uma menina para ajudar a sua esposa. A menina ajudava a esposa de Naamã nos trabalhos de casa.
(gravura 2)
A menina varria o chão, tirava o pó dos móveis e talvez lavasse a louça. A menina amava a Deus e queria ajudar os seus patrões.
(gravura 3)
Mas um dia, a menina viu que Naamã e sua esposa estavam tristes. Naamã estava muito doente e nenhum médico poderia ajudá-lo. A menina disse para Naamã que o profeta Eliseu poderia curá-lo. Eliseu era um profeta de Deus. A menina amava a Deus, amava Naamã e ajudou falando sobre o profeta Eliseu. A menina demonstrou amor ajudando Naamã. Naamã foi se encontrar com Eliseu.
(gravura 4)
O profeta Eliseu mandou Naamã ir até o rio e mergulhar sete vezes na água. Naamã obedeceu e mergulhou uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete vezes. Quando Naamã saiu da água...
(gravura 5)
... ele estava curado, a sua pele estava limpa (mostra a diferença de pele nas duas gravuras). Naamã ficou feliz porque a menina o ajudou.
(gravura 6)
O que estas crianças estão fazendo? Ajudando? Isso mesmo. Elas estão ajudando a mamãe. Devemos ajudar como a menina ajudou.

Falando com Deus:
“Senhor Deus, muito obrigado porque eu posso ajudar. Me ensine a ajudar todos os dias e em todos os momentos. Em nome de Jesus. Amém.”


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by welyton